quarta-feira, 17 de outubro de 2012

273# Escrever: Desabafo - #

Tenho um problema: Não consigo parar de criar. Preciso de o fazer! Se tenho uma ideia, tenho de escrevê-la, nem que sejam dois capítulos, para nunca mais a tocar, mas tenho de escrevê-la.
Tudo dificulta-se quando entendo para comigo mesma que não consigo terminar nada. Ora pela falta de paciência, ora pelo desânimo, ora pela ideia de que não sou boa o suficiente para escrever seja o que for. Enfim, não sei, há dias em que acordo e penso: merda... mais um dia de merda. E, na verdade, bem que podia ser um dia bem animado ou alegre, se eu estivesse minimamente bem-disposta.
 Não sou o tipo de pessoa que duvida de si mesma, porém, quando o faço, é sem intermédios, vou até o âmago!
 Acho que, o que realmente me enerva, é o facto de não conseguir admitir para mim mesma que gostava de ser publicada, que gostava de receber mais críticas - aqui no blog recebo uma ou outra, e agradeço, contudo, gostaria de saber a opinião de mais pessoas.  - O meu grande receio, ao admitir tal ideia, é que comece a escrever simplesmente com o intuito de ser editada. E isso não quero! Sempre escrevi para mim mesma e sempre o vou fazer. 
 Tenho como intenção publicar um livro aos dezavove e, a partir daí, não parar. Quero simplesmente escrever, pois é disto que gosto.
Sei que, muito provavelmente, não serei a próxima Rowling, para isso, Portugal teria de investir nas artes e as editoras teriam de acreditar nos escritores portugueses e procurar um forma de lançar os seus livros para o estrangeiro. Mas para quê? O que é nacional é bom! Deve ficar dentro do país, não é assim? Por favor, não me gozem! Porque, cada vez que entro numa livraria, doi-me a mente só de pensar em perguntar por um escritor português, porque, não vemos nenhum. Somente José R. dos Santos, Saramago, Luísa Fortes Cunha, Pedro Ventura, Alice Vieira e, os restantes que encontro, não conheço e, muito provavelmente, nem penso em comprar. E porquÊ? Não existe a confiança no produto. Nunca ouvi falar, não sei se é bom, não me recordo do nome, não compro. 
 Mas enfim, saltanto isto que, no Conversas com a Lua críticas a isto é o que não faltam, tenho, pelo menos, duas. 
 Posso dizer a mim mesma que outro receio seria ver alguém com um livro meu na mão e dizer que o odeiava. Pois, o mundo real.
 Nem toda a gente vai gostar do que eu escrever, embora as minhas amigas gostem e digam que escrevo muito bem - algo que não aceito. Os amigos dizem coisas muito simpáticas, porque, ao gostarem de nós, perdem, por vezes, a capacidade de dizerem as verdades nuas e cruas. E, pessoalmente, acredito que não escreva assim tão bem como elas dizem. O que me leva a outro ponto a abordar, mas antes, vou terminar o anterior. 
 A ideia de ter alguém a dizer que o meu livro foi aborrecido, ou está mal escrito, ou é um erro, ou qualquer coisa como tenho por hábito ler e até dizer, quando desgosto realmente de um livro, assuta-me em parte. Uma coisa é receber uma crítica negativa, mas construtiva, outra, é receber uma totalmente negativa, capaz de nos deitar ao chão e não querer levantar. Já ouvi muitas críticas desse género, todavia, este caso, seria bem diferente, pois estaríamos a falar de algo que eu realmente quero.
Retomando o assunto que deixei para trás (este post está enorme): Adoro ler. Leio tudo o que tiver a minha frente desde que queira ler. Não gosto tanto de criticar, mas, se me perguntarem, sou capaz de dar a minha opinião. Agora, admirar, também admiro e bastante. E é essa minha admiração que me deixa com um pé atrás. Tirando este ano e o ano passado, em que devo ter lido uns vinte livros - se tanto, claro -, devo ter lido, sem exageros, uns 60 livros ao ano. E repito, com excepção do ano passado e deste, até o momento.
 Isto aconteceu, por me sentir fascinada com o modo de cada um escrever, com a criação do seu próprio estilo,  a capacidade de imaginar, criar novas coisas, reciclar as já existentes e tornar tudo em algo fantástico, viciante até. E eu gostava de conseguir escrever assim. Adorava, na verdade.
 É ao ler que nos tornamos bons escritores, contudo, ser um bom escritor, implica muito trabalho
e, não é por escrever a três pares de anos ou um pouco mais que sou ótima no que gosto de fazer. Não. Ideia errada. Sou minimamente boa, mas para ser ótima, tenho de trabalhar mais. E mais... Se gosto de trabalho? Quem gosta, raios! Ninguém! O fácil é bom, mas não compensa o sentimento de satisfação no final de tudo.
 Ao final de tanto tempo, como qualquer pessoa que lê escreve, estou a atrabalhar para terminar um livro.  O meu primeiro livro... (Ideia claramente assustadora). Não sei qual será, tenho muitas ideias nas quais trabalhar, se bem que, agora, estou a escrever duas, uma mais do que a outra.
Infelizmente, não estou contente nem com uma, nem com a outra. Não vou editar nada, que o problema é meu. Sei que é meu. Ou é a minha organização, ou a minha vontade, ou a minha mente está colocada em outro sítio Não sei. Só sei que  falta-me qualquer coisa. Sei que sim, porque, cada vez que abro um documento, sinto-me vazia, em vez de entusiasmada. Não sei, mas o melhor é fazer uma pausa. Tenho de fazer uma pausa. Custa, sei bem. Fere-me o orgulho, no entanto, desta vez, tenho de dar o braço a torcer. 

Boa madrugada. Nameless

2 comentários:

  1. Olá!
    Consegui ler o teu desabafo todo (é algo digno de se gritar "milagre" pois não gosto de ler textos grandes no computador) e parece-me que tens medo de te tornar mais um daqueles escritores que apenas querem ser reconhecidos.
    Bem, eu escrevo há pouco tempo, mas gostaria de algum dia poder mostrar o meu trabalho aos outros. Isto não significa que apenas pense em publicar e no dinheiro ou fama que vou receber. Isto está implícito no ser humano; todos queremos ser bons em alguma coisa.
    Se as tuas amigas são sinceras, irão dizer-te o que acham que está mal na tua escrita e o que acham que está bem. Compreendo o que dizes, quando os amigos colocam a amizade à frente e deixam de dizer totalmente a verdade. Detesto que o façam comigo. Prefiro que sejam rudes e me digam tudo na cara do que estar a dizer "é muito bom", quanto têm a noção de que não é verdade.
    É bom teres várias ideias, porém porque não juntar tudo numa história, ou escrever apenas um conto e não um livro? Na minha cabeça esta ideia faz muito sentido, pode ser que na tua também faça.
    Tenta concentrar-te apenas numa história. Foca-te no que tens e continua até ao fim. Se fores tento outras ideias, aponta-as num papel, contudo coloca-as de parte por um tempo. Acho que a única maneira de conseguires acabar um livro é focares-te naquilo que estás a escrever e não distraíres-te com nada. A mim parece-me que a tua mente, por vezes, vagueia e tens ideias dispersas.
    Fazes bem em fazer uma pausa; neste momento ando a concentrar-me mais em mim e até coloquei os livros, que tanto adoro, de parte.
    Espero que o comentário não esteja gigante e também que não me tenha esquecido de nada.
    Muita sorte para a escrita. Espero que um dia realizes o teu sonho e tenhas o teu livro publicado :)
    Beijinhos, Alyra*

    ResponderEliminar
  2. Publicar um livro não é o meu sonho, é apenas uma vontade, Alyra. E se não ficar famosa com isso, olha, que se lixe! Não me fiquei pela vontade.
    ;D
    De certo modo sei que as opiniões das minhas amigas são totalmente honestas, porém, não me chegam, tenho de começar a pedir segundas opiniões. E não posso juntar várias ideias, pois, cada uma tem o seu objetivo. Geralmente, tenho por hábito fazer isso, mas, neste últimos tempos, não me é possivel fazê-lo. Elaboro deasiado o que me passa pela mente antes de trabalhar.
    O meu grande problema é realmente a organização, contudo, acho que estou a melhorar bastante nesse aspeto.
    Ah! E de modo algum o teu comentário está grande...

    Beijos!

    ResponderEliminar

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire