segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

351# Outros Pensamentos: Futuro - 23#

 A esta hora deveria estar na universidade. Com dores de cabeça, completamente perdida de tantos trabalhos mandados e etc. Mas não estou. Estou no 12º de Línguas e Humanidades, pois perdi um ano ao mudar de área.
Estive em ciências durante um ano e não me arrependo minimamente de o ter feito. Diverti-me imenso, conheci pessoas que, provavelmente, não teria conhecido caso tivesse ido logo para LH e, duas delas, são hoje bastante especiais para mim. Ainda há uma terceira, mas esta tem vindo a mostrar-se... um pouco mentirosa. Demasiado falsa para o meu gosto. Logo, estou a ver que a nossa amizade, ou o que resta dela, vai ficar presa por um fio. Melhor dizendo, por uma pessoa.
Embora pudesse ver este meu atraso como algo mau, não consigo, porque, afinal, fiquei com mais um ano para saber o que é que quero fazer da minha vida. Já que temos de escolher uma profissão para o resto da nossa vida, ou uma área que nos leve a várias profissões, passei muito tempo a pensar no que é que gostaria realmente de fazer. Entendi então, para comigo mesma, que adoro livros e crianças. Como juntar os dois? Não sei, ainda não pensei nisso. No entanto, cheguei a uma conclusão, duas, por acaso: a) Adoraria passar os meus dias a editar livros e a concretizar alguns sonhos. Ser editora de livros para mim, seria fantástico. b) Gostaria de ser educadora de infância ou professora primária.
Sei bem que ambas as áreas, em termos de oferta de emprego, são complicadas, mas, honestamente, não vou olhar para o que me pode impedir, vou olhar para o que quero. E fazê-lo.
Os meus pais bem me dizem que tenho de ter noção do curso que vou tirar, pois tenho de ter a certeza de que vou ter emprego assim que terminar o curso, para não ficar como uns tantos, sem emprego. Sinceramente, cansa um pouco ouvir isto todos os dias, pois sei que eles preferiam saber que eu estava em ciências, a jogar pelo seguro, do que em Línguas, onde estou quase que condenada. Eu lá insisto que escolherei bem o meu futuro. Bem... já está escolhido, eles é que não sabem. Não sabem porque, aos quinze anos, cansei-me de viver pelos outros, comecei a viver por mim. Não ia estudar algo que odiava para agradar os meus pais. Não ia aturar uma turma de merda durante três anos para chegar ao final do décimo segundo e entender que era infeliz. Talvez até valesse a pena, contudo, neste momento, estar em Humanidades vale mais do que qualquer emprego na área das ciências. Que dizer? Estou feliz onde estou. E isso basta-me para olhar para trás e entender que tomei a decisão certa.
Quando terminar o décimo segundo e lhes disser que quero seguir Línguas e Estudos Editoriais, eles vão torcer o nariz e perguntar que raio é que vou fazer com isso. Acho que a minha resposta vai ser qualquer coisa como: Vou fazer o que quero.
Suficiente? Não, sei disso, todavia, isso não me importa. Não por enquanto.


Metafísica = Para além da realidade física.
Logo, vivam para além do que vos é conhecido, sem desistências. 
Com amor, Nameless

2 comentários:

  1. Neste momento, também estou a fazer o que quero, ou seja, estudar o que quero, exactamente na mesma área que tu. Há quem tenha odiado a ideia, aqui em casa, e ainda hoje me atire à cara coisas que não gosto... Talvez fale disso no meu blog.
    Mesmo que os outros não gostem, nunca desistas dos teus sonhos, de fazer aquilo pelo qual anseias. É este o meu conselho :P
    Beijinhos, Nameless*

    ResponderEliminar

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire