domingo, 25 de novembro de 2012

325# Religiao


  Adorei este vídeo. É simplesmente isto que posso dizer.
  Se não é a primeira vez que me visitam, sabem que não sou uma pessoa religiosa, no entanto, respeito todas as religiões, porém, não considero que nenhuma seja mais certa do que a outra.
  Se cresse em Deus, ou em outro ser superior, teria a certeza de que não escolheria religião alguma a qual pertencer. Acho que é pela ideia de que, na verdade, não pertenço a nada, a lado algum, apenas ao meu mundo, que vou criando com o tempo e alguma paciência.
  Para além de ter gostado imenso do vídeo, concordo com o que ele diz, não porque sim, mas porque sou uma ateia que conhece a Bíblia, que a leu e, por vezes, ainda a lê. Por interesse, curiosidade, vontade de compreender a visão dos outros e entender as suas interpretações e todas as metáforas que se escondem entre tantos versículos.
  A religião é algo que o Homem que criou, algo pelo qual o Homem peleja e mata. Uma desculpa para cometerem erros e não os admitirem. Apenas mais um motivo para serem menos racionais e mais selvagens. Se bem que até os animais selvagens são mais mansos, pois estes apenas matam por necessidade ou quando são atacados, ou o seu espaço é invadido. Além disso, duvido que ser superior algum tenha dito aos homens para matarem-se uns aos outros em seu nome, quando um dos mandamentos é "não matarás". Duvido que um ser sobrenatural tenha dito que as mulheres são seres inferiores, quando, tanto quanto entendo, todos os "seus filhos", são iguais aos seus olhos, ou que descriminar era a melhor forma de ensinamento, em vez de apelarem pelo respeito. Se me quiserem entender melhor, perguntem a uma pessoa religiosa o que pensa sobre a homossexualidade e ela responder-vos-á, quase de certeza, com um comentário pouco inteligente. Eu já fiz a experiência e, o que me chamaram, foi de doida e disseram que eu tinha de compreender que ser gay é obra do Diabo e é errado. Claro que este papel do mau uso da inteligência não se refere somente aos crentes, vai para além disso, mas agora não é o caso.
  Há muita coisa que as pessoas dizem, interpretam mal e defendem que não está certa. Mas o que é que isso importa? Desde que se siga a religião, está tudo bem.
  Vivo numa casa onde sou a única ateia, onde apresento argumentos para a minha escolha de vida e diferencio a crença entre a evolução das espécies e o aparecimento dos animais e do Adão e da Eva.
  O rapaz do vídeo crê em Deus e na Bíblia, de resto, pouco ou nada sei e não me parece que vá perguntar. Contudo, seja como for, temos este ponto de vista semelhante: Apagamos a ideia de religião das nossas vidas. Por isso, se um dia acreditar num ser superior, não terei religião, por mais acertada que esta me pareça, pois, princípios, eu tenho, todavia, não correspondem inteiramente ao que um grupo defende. Correspondem àquilo que eu aprendi a defender e respeitar ao longo da minha vida.

Remember me
Nameless

2 comentários:

  1. "Ser gay é obra do Diabo"?? Acredito em Deus e pertenço a uma religião, mas não penso nada disso. A verdade é que me faz confusão pessoas do mesmo sexo namorarem uma com a outra, contudo, a vida é delas, façam o que quiserem!
    Nunca li a Bíblia toda, admito. Muito do que lá vem, para mim, é um bicho-de-sete-cabeças. Não consigo entender e só coloco questões atrás de questões.
    Penso que não seja necessário pertencer a uma determinada religião, até porque não sabemos qual delas é a "certa". Basta crer em Deus e na Sua Palavra e cumprir o que é dito. No meu ponto de vista, isso é mais do que suficiente.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Alyra, acredita, sobre os gays já ouvi imensa coisa e esta é apenas mais uma... hei-de fazer um post sobre este tema.
    Também não li a bíblia toda, mas acredita, estou perto de o fazer, pois, para discordar de alguma coisa, acredito que a devo conhecer em primeiro lugar.
    Concordo plenamente com o teu último tópico, no entanto, ha quem não o faça e ande por aí a discutir qual é o deus mais verdadeiro... Isso irrita-me profundamente. Se as pessoas acreditam em alguma coisa, fantástico, mas não me venham dizer que essa crença é a mais certa...

    Beijos!

    ResponderEliminar

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire