domingo, 30 de setembro de 2012

236# Crítica Literária: O Fim da Inocência - 5#



Livro: O Fim da Inicência

Autor: Francisco Salgueiro

Editora: Leya

Sinopse: "Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional. Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas."


Opinião: (Contém informações sobre o enredo do livro) Este livro é certamente um aviso sobre a realidade em que vivemos, o século XXI. Não há forma de o negar, nem maneira mais realista de o demonstrar, somente vivendo-o. O que foi o que Inês, a personagem principal desta obra, fez.
Todos os nossos dias encontram-se dependentes das nossas escolhas e, as que as pessoas, desta história tomam, acabam por não ser, de modo algum, as mais acertadas. Tudo começa com a curiosidade sobre sexo, passa para a visualização de filmes pornográficos e termina com experiências sexuais entre os membros de um dos colégios mais conceituados do país. Até aqui, nada parece-nos estranho, porque é o nosso dia a dia. (Não me condenem por dizer isto, pois é verdade.) A história continua com Inês irritada consigo mesma, por ser ser a única rapariga do grupo de amigas que ainda é virgem. Para resolver o seu problema, recorre a um chat, onde fala com pessoas que desconhece, revelando assim informações sobre ela, que deveriam ser confidências. (Algo que, atualmente, também tem vindo a acontecer com frequência.) Para sua infelicidade, o encontro marcado com um dos rapazes não corre como ela pensava e é, então, violada. E é a partir desse ponto que a sua vida dá uma volta de 180º. O sexo passa a ser o seu melhor amigo, as drogas, companheiras para a vida e umas saídas  noturnas, os momentos perfeitos para juntar os dois.
A narração na primeira pessoa, feita por esta rapariga, apela lindamente pela nossa imaginação e mexe com o nosso sentido ético. Principalmente se formos jovens e tivermos algum. Chocante, em alguns pontos, mesmo para quem tem uma mente aberta.
Um livro que Francisco Salgueiro que, como é de esperar, recomendo-o a toda a gente.

 Sorte nº17Nameless



Sem comentários:

Enviar um comentário

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire