quinta-feira, 28 de março de 2013

442# Ler: Livros - 7#

"O Homem que não lê, não possui vantagem alguma sobre o Homem que não sabe ler."__ Mark Twain

Cada Homem tem a sua salvação, o seu porto de abrigo, o seu canto onde ficar quando não tem lado algum para onde ir. Eu tenho os livros. É complicado explicar, principalmente para quem não lê, mas ter um livro na mão acalma-me. Apertá-lo contra o corpo, sentir o seu cheiro, principalmente quando o compro velho, tentanto adivinhar por onde andou. Podem não entender, contudo, um livro tem mais do que uma vida, tem a nossa vida, tema  vida de quem já o possuiu e, ainda, a vida daqueles que lhe chamarão de "meu".
Digo que cada Homem tem a sua salvação, porque os livros foram a minha, foram o que me levaram a viver mais, a sorrir mais, a olhar para o mundo de outra maneira, pois uma obra não é apenas uma história imaginada ou vivida, são a utopia, os desejos e as ideias de uma pessoa, aquilo que lhe passa pela mente, o sofrimento, por vezes, inacabado e, quem sabe, o motivo da sua morte ou a data de uma partida permanente. Um livro é a tranformação de frases comuns e inférteis em materias complexas que nos toldam o juízo e torcem o ámago, é um estranho que nos conhece. E pode ser usado para tanta coisa! Para ler, para livrar do calor, para pousar a cabeça, para endireitar uma mesa, para companhia, para fuga, para conhecer sensações, estimular a mente... 
É sério quando afirmo que causa-se confusão, que admira-me ver pessoas sem livros, sem palavras de outros. Principalmente sabendo que, no final da vida, acabamos todos por ser um pouco de toda a gente.

Nameless

2 comentários:

  1. Ah, sim, eu lembro-me do teu blog! Ainda bem que me voltaste a seguir, ando à procura dos blogs que seguia e é um desafio quando não se sabe de cor os links!
    Também gosto muito de ler, percebo a sensação que descreves no texto :)

    ResponderEliminar
  2. Ficavas no meu gang ahah :)
    Beijinho, Stay Awesome*

    ResponderEliminar

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire