quarta-feira, 29 de maio de 2013

462# A fé que colocam em nós

Hoje, por acaso há bocado, enquanto passeava pelo fabebook, recordei-me do meu professor de Geografia. Talvez porque ele esteja ligado à tecologias e fale imenso sobre a segurança na net e coisas desse género. Mas, para além disso, recordei-me dele pela fé que ele tinha em mim. Por reparar quando faltava às aulas e por fazer comentários como: Falta aqui a Valentina...
Uma vez, depois de deixar o Zik à porta da sala dele, isto quando não éramos da mesma turma, entrei na sala, pousei a minha mala e ouvir a voz do meu professor a dizer: Valentina, no próximo teste, não quero menos de quinze valores. E, sem saber como reagir, disse-lhe sim. Infelizmente, não cumpri o que lhe prometi, todavia, nesse dia, ele deu-me um motivo permanente para sorrir e, mais do que nunca, comecei a adorar as aulas de Geografia.
Além desta disciplina e deste professor, lembro a minha de Português e a minha de Inglês, que olham para mim e pensam que estou doida, porque já não me calo nas aulas, porque brinco e pouco ou nada presto atenção àquilo que dizem. Contudo, não podem reclamar que não lhes compenso em certas aulas, em que me farto de participar e não me calo, ao falar com elas, para elas. E, apesar de nos darmos bem, causa-me imensa confusão ver como nunca duvidam de mim, mesmo quando não lhes dou o meu máximo e afirmam sempre: Consegues fazer bem melhor. E sim, dizem o mesmo a outros alunos, só que comigo entende-se que é diferente. Em mim parece que têm um pouco mais de fé.
Talvez a mesma fé que os meus pais colocam quando ouvem as minhas decisões, quando duvidam delas e me questionam quanto as minhas certezas. Mas, embora pareça a mesma fé, tenho de admitir que aquela vem de fora sabe-me melhor, porque, para além de acreditarem em mim, não me cobrem de dúvidas que jamais saberei responder.

Valentina de Andrade

2 comentários:

  1. Será que contigo é diferente, ou será que tu é que pensas que é diferente?
    Eu cá não suporto que me digam "consegues bem melhor", nem nada disso, porque seio bem que não consigo, quando digo que não consigo.
    Beijos, Alyra*

    ResponderEliminar
  2. Olá Alyra!
    Bem, gostava que fosse ideia minha, no entanto, não fui a primeira a reparar nisto. Logo, posso concluir que não é impressão minha.
    E não vejo mal nenhum em dizerem que posso fazer melhor, principalmente quando é uma verdade.

    Bom fim-de-semana!
    Valentina

    ResponderEliminar

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire