domingo, 19 de maio de 2013

458# Outros Pensamentos: Preocupações e Aborrecimentos de Fim-de-semana - 24#


E já é Domingo. Tenho imenso que estudar para o teste de História de Quinta-feira e a preguiça parece ser a minha melhor companheira, porém, a minha maior inimiga. Logo, tenho de sacudi-la e esforçar-me um pouco mais para terminar os resumos hoje. Mas, enquanto aproveitava alguns deste momentos, sem fazer nada de jeito, fui abrindo uns mails e deparei-me com uma notícia sobre o aumento da obesidade em Portugal e tenho de admitir que este assunto preocupa-me seriamente. Conheço, pelo menos, quatro ou cinco pessoas que estão acima do peso aconselhável e todos já tomaram, pelo menos uma vez, a decisão de perder peso, dessas mesmas pessoas, apenas duas delas é que perderam realmente peso - se preferirem, emagreceram.
 Sou o tipo de pessoa que tem preferência em dizer perder peso, porque ser-se magro não é sinónimo de saudável. Eu, por acaso, sou saudável e magra. E digo por acaso, pois tenho um tipo de alimentação que não aconselho a ninguém: apenas como quando tenho fome. Isto é, se não tenho fome de manhã, não tomo o pequeno-almoço - erro. - Se não tenho fome a tarde, não almoço e o mesmo ao jantar - erro! Cometo tantos erros que, por vezes, sou capaz de tomar uma refeição ao dia e não comer mais, porque não sinto fome. Isto é mais do que errado. E esta minha má alimentação já me fez perder dois quilos, estou de volta aos 56 quilos. Para alguns é fantástico, mas, para mim, não, pois implica usar apenas saias e vestidos, porque fico a vestir qualquer coisa entre o 34 e o 36.
Mas voltando à parte que me preocupa...
O que me faz realmente entrar em alerta quanto a este assunto, são as crianças. E porquê? As crianças não comandam aquilo que comem, não preparam as suas refeições e dependem dos pais, ou de quem toma conta deles. E a culpa de engordarem de forma tão irresponsável recai por completo sobre os seus educadores.
Juro que me causa imensa confusão ver uma criança já gorda sentada num restaurante de fast-food a comer como se nada de passasse e os avós ou os pais todos contentes, ainda capazes de dizer: Deixa a criança comer que lhe faz bem. Não! Fast-food não faz bem. E, embora não pareça nada de mais, estes hábitos terão as suas consequências no futuro. Sei do que falo. Não me posso esquecer que perdi vinte quilos nestes últimos quatro anos e não há dúvidas que a minha confiança e auto-estima estavam directamente relacionadas com o peso que tinha e à imagem que tinha de mim mesma. E se me perguntarem como me sinto em comparação aos anos anteriores, posso dizer-vos, com toda a certeza, que nunca me senti tão bem com quem sou. E isso vê-se na minha forma de estar. E do mesmo modo que um comportamento positivo é perceptível num adolescence ou num adulto, é visto numa criança. Para mim, não sei se já o disse ou não, uma criança saudável é aquela que tem marcas de feridas nos joelhos. E quem é da minha geração e de gerações anteriores, sabe do que falo. Falo de futebol de rua, de jogos como a apanhada, ao mata, corridas sem qualquer propósito. Falo de brincar em parques e de esfolar joelhos e cotovelos e mesmo assim, levantar para continuar a brincar e só ir para casa quando o sol desaparece. Uma criança saudável é aquela que brinca fora de casa, com outras crianças e não aquela que vê televisão o dia inteiro e não tem uma alimentação minimamente cuidada.
E não, não tenho filhos e o meu irmão mais novo tem treze anos e é um esqueleto andante, mas como que nem um burro de carga. No entanto, preocupo-me, pois, muitas vezes, estamos mais cegos do que pensamos e as pessoas que nos rodeiam (irmãos, primos, sobrinhos), são aquelas que mas podem vir a sofrer desta epidemia. Por isso, num alerta geral, tenham mais cuidado com a vossa alimentação e com a de quem vos rodeia. 
No caso de dúvidas do vosso estado de saúde, consultem um nutricionista ou o vosso médico de família, principalmente se estiverem a pensar em fazer alguma dieta.
Tenham um óptimo Domingo
Valentina de Andrade

1 comentário:

  1. O estúpido é quando tens a perfeita noção de que nem comes muitas gorduras, ou fazes exercício e o teu peso mantém-se igual. xD
    Que se lixem as dietas - nunca gostei e não é agora que irei gostar.

    Já agora, aproveito para te informar que ir ao nutricionista não resolve nada. Há muitos que se sentem pressionados e não conseguem emagrecer.

    ResponderEliminar

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire