segunda-feira, 7 de novembro de 2011

3# Crítica Literária: Todas se Apaixonam por Mim - 1#


Livro: Todas se Apaixonam por Mim
Autor: José Pinto Carneiro
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: "Chega sempre a altura de um homem assentar. Há diversas formas de isso se fazer, mas Júlio optou pela mais complicada. Não tinha alternativa – consciente da importância do Amor na vida de qualquer um e aparentemente desprovido da capacidade de o conceder, só lhe restava capitalizar o que por ele nutriam todas as mulheres que conhece. É que todas se apaixonam por ele. Para não desapontar nem ser injusto para com nenhuma, resolve dar-lhes o que de mais precioso tem. A todas, em simultâneo. Ora, acontece que também chega sempre a altura de uma mulher assentar . E o nosso herói, não obstante passar o dia a pensar em mulheres, é dos que não as releva o suficiente para as tentar realmente perceber. Circunstância, está provado, susceptível de causar problemas e prejuízo. Esta é, assim, uma esfuziante história de coragem, arrojo, generosidade e parvoíce. Consta que é uma comédia. Coisa rara na literatura portuguesa."

Opinião: Eu agarrei-me a este livro com unhas e dentes e não o soltei até chegar ao final.
"Todas se Apaixonam por Mim" é um romance, ou melhor, são vários romances dentro de um romance que têm como ponto comum uma única personagem, o Júlio.
Quando terminei de ler o livro, não o considerei uma verdadeira comédia literária, mas o meu sentido de humor é um bocado mórbido. Porém, quando penso no livro apenas me posso rir, pois toda a história do Júlio parece ser um óptimo plano de vida que apenas aponta para a desgraça.
Ao início apenas fiz uma pergunta a mim mesma: "Com quantas mulheres é que ele está envolvido?" 
Acabei por descobrir, ao final de algumas apresentações; Júlio namorava com quatro mulheres e encontrava-se encantado por uma quinta, a Maria - a pessoa para quem Júlio conta a história.
Maria é uma modelo portuguesa famosa, fictícia ou não, não sei, mas Júlio via-a como a paixão da sua vida, a única pessoa por quem se apaixonou, mas, mais tarde, apenas a consegue ver como um grande problema. E, praticamente ao mesmo tempo, todas as suas relações entram numa erupção vulcânica que pode vir a terminar no descalabro. Isto, porque Júlio teve a brilhante ideia de engravidar quatro mulheres ao mesmo tempo, sendo uma delas casada.
Se pensei que as suas tentativas de responsabilidade tinham ficado pelo seu plano, estava mais do errada, pois Júlio tentou ser um pai responsável para todos os seus filhos, no entanto essa sua missão falha e algumas verdades começam a surgir. Em resumo, a desgraça que Júlio menos esperava cai-lhe sobre os ombros, deixando-o sem saber como reagir durante algum tempo. Apesar disso, e mesmo depois de duas das suas namoradas se conhecerem, de ser ignorado por uma terceira, de apanhar porrada do marido da sua amante e de ir parar ao hospital, Júlio consegue, de certo modo, endireitar-se na vida e ser feliz com as suas decisões.
O livro tem um desfecho que não esperava de modo algum e que me deixa a pensar se aquela personagem final é realmente a mesma que temos vindo a conhecer durante todo o livro.
Aconselho este livro a toda a gente, principalmente para aqueles que simplesmente querem passar um bom momento.

Sorte nº17, Nameless

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Posso não concordar com uma só palavra tua, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lá."__ Voltaire